Top 3 lugares em Paris para fugir dos clichês turísticos

1 – Parc des Buttes-Chaumont

Boa localização, extensa área verde e uma belíssima vista para a cidade são somente algumas das qualidades do Buttes-Chaumont. Sim, você vai se perguntar o porquê de todos aqueles roteiros e dicas de Paris  sequer mencionarem esse parque.

carte BC.PNG

Com duas estações de metrô ao lado, acessar o parque é bem fácil

Contando com mais de 24 hectares, ele está entre um dos maiores espaços verdes de Paris. Além disso, o que o torna tão especial é o fato de que ele foi construído para imitar a paisagem de uma montanha. Sim, isso mesmo, um parque feito para imitar uma fucking montanha.

O resultado é que nele você encontrará um lago, rochedos, falésias, cascadas, grutas, um mirante, e por aí vai. Sim, tudo isso perto do centro de Paris.

vuepbc.PNG

Saca só o mirante ao topo

Do mirante, uma bela vista do Montmartre e da basílica Sacré Coeur te esperam.

Para o outono espere encontrar um explêndido dégradé de laranja e amarelo, na primavera todo o florescer nos mais diversos tons.

Devido à sua grande extensão, você pode optar por passar uma manhã inteira passeando no parque, fazendo uma pausa para um piquenique antes de subir até o mirante, por exemplo. Para aqueles com roteiros mais apertados, aconselharia fazer um rápido tour e se dirigir diretamente para o mirante (pausa obrigatória para foto lá no topo).

2 – Shakespeare & Company

Bem perto da catedral Notre-Dame, no 5ème arrondissement de Paris (mas muitas vezes passando desapercebida dos olhares dos turistas), se encontra a lendária livraria especializada em literatura inglesa Shakespeare & Company.

Sim, lendária pois já foi o ponto de encontro de autores como James Joyce, Ernest Hemingway e F.Scott Fitzgerald, e hoje continua a inspirar gerações de novos escritores e leitores ávidos.

SC2.PNG

A icônica fachada

Além de ter um acervo gigantesco de livros em língua inglesa (não somente livros escritos em inglês mas também livros traduzidos para o inglês), no qual é possivel encontrar desde livros de receitas até literatura da grécia antiga, o interior da livraria te fará pensar estar em um filme. Sério.

SC4.PNG

Vai dizer que não parece cena de filme?

Além de tudo isso, no andar de cima, entre as estantes de livros, há leitos disponiveis para quem estiver disposto a oferecer em troca algumas horas de serviço à livraria.

SC6.PNG

Toparia dormir uma noite na Shakespeare & Co?

Existe ainda um fenômeno interessante dentro da livraria : ela te faz pensar ter entrado em um portal e ido direto para a Inglaterra ou Estados Unidos (ou qualquer país de língua inglesa, na verdade). Dentro dela se ouve predominantemente o inglês, de tal forma que dentro de alguns minutos voce correrá o risco de esquecer que está na França.

Uma última dica : ao comprar um livro, eles botam um carimbo super estiloso da livraria (eles vão te perguntar se você quer o carimbo). Isso dá um otimo souvenir : imagina meses depois de sua visita à Paris, ao terminar o livro que comprou na Shakespeare & Co e olhar o carimbo, aquela nostalgia boa da viagem.

IMG_20190104_232412.jpg

Comprei “Inferno” de Dante na Shakespeare & Co, e de quebra  ganhei o ilustre carimbo.

3 – As Arenas de Lutèce

Prepare-se para mais um incrível ponto em Paris que os roteiros clichés deixam de lado.

Mas antes, viagem no tempo.

Estamos no século I depois de Cristo, época na qual o império romano reinava absoluto. Nessa época, o que hoje é a França era a Gaule, e os seus habitantes eram os gauleses (sim,  o Astérix). Grande parte da Gaule estava sob o dominio do império romano, formando o que é chamado de império galo-romano.

Nessa época, Paris não se chamava Paris, e sim Lutèce. E, como em toda boa cidade do império romano, tinha de haver o circo, do pão e circo.

Voilà, creio que voce já entendeu onde quero chegar.

Resumindo : no século I havia gladiadores lutando em arenas no território que conhecemos hoje como Paris.

O melhor de tudo é que há ruinas bem preservadas, e é esse o local que indico :

AL4.PNG

Estamos em Roma ou em Paris?

As arenas de Lutèce eram anfiteatros romanos que serviam tanto de palco para as famosas batalhas de gladiadores quanto como palco para a dramaturgia da época.

Localização? Para visitar as ruínas, que ficam no 5ème arrondissement,o acesso pode ser feito pela rue des Arènes, sem chance de errar :

AL6.PNG

O acesso mais simple é pela Rue des Arènes

De metro, a estação mais perto é a Jussieu (linhas 7 e 10).

AL7.PNG

Saindo da estação Jussieu, 5min de caminhada.

Bom, por esse post é isso, espere que aproveite bem essas dicas.

Até mais, exploradores !

3 comentários em “Top 3 lugares em Paris para fugir dos clichês turísticos

  1. Adorei os lugares citados e a história que envolve esses monumentos, incrível.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito linda a Livraria. Amei essa aula de história sobre PARIS.

    Curtido por 1 pessoa

  3. A livraria foi cenário do filme “Antes do Anoitecer”. Quando estive em Paris, fui conhecê-la motivada pelo filme. Linda! linda!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close