Ta a fim de um programa diferente em Paris? Bar de jogos !

Amigos, cerveja, petiscos e uma infinidade de jogos de tabuleiro para escolher e jogar. Parece uma boa, não?

Ahh jogos de tabuleiro. Sempre era uma boa levar pra casa de praia e brincar brigar com os amigos porquê eles não te deixavam conquistar a América do Norte (sim, estou falando de War).

Banco Imobiliário, War, Detetive, Imagem & Ação, são alguns jogos de tabuleiro que praticamente todos conhecem no Brasil, e que de certa forma fazem parte da nossa cultura.

Mas então, falando de cultura, venhamos para o velho continente, mais precisamente o hexágono que tanto gostamos ! Aqui na França existe uma cultura MUITO forte de jogos de tabuleiro.

Na real, os franceses sequer chamam isso de jogo de tabuleiro, pois jogo de tabuleiro ja é uma sub-categoria. O termo utilizado é jeux de société (jogos de sociedade, em tradução direta) porque não necessariamente um jogo de sociedade utiliza tabuleiro. Saca só algumas das categorias nas quais eles dividem os jogos de sociedade :

  • Jogo de ambientação
  • Jogo de azar
  • Jogo de estratégia
  • Jogo de gestão de recursos
  • Jogo de diplomacia

Por exemplo, utilizando essa classificação, poderíamos dizer que War é um jogo de estratégia, Banco Imobiliário um jogo de gestão de recursos e Imagem & Ação um jogo de ambientação.

As vezes um jogo pode ser classificado em mais de uma categoria, mas bem meu ponto é mostrar que o negocio aqui é levado bem à sério.

E não, não é algo de nicho. Tem para toda idade e todos os gostos. A galera nerd se diverte pra caramba jogando jogos mais estratégicos, complexos, com ambientações de fantasias medievais por exemplo, enquanto os jogadores mais casuais também podem se divertir jogando jogos de ambientação :

Por exemplo, esse jogo de ambientação (Compatibility) se joga em duplas e em cada rodada tira uma palavra (por exemplo, sabedoria ; alegria, ou mesmo “dia das mães”) e o objetivo é escolher dentre 40 imagens as que para você mais representam essa palavra. A dupla que tiver maior compatibilidade ganha mais pontos (todos têm as mesmas 40 imagens na mão)!

Esse aqui é Carcassonne : um jogo de estratégia no qual os jogadores constroem estradas e vilarejos medievais afin de marcar pontos

Assim, aqui é bastante comum que alguém te convide à uma soirée jeux de société (noite de jogos de sociedade) na casa da pessoa, e a maioria das famílias tem , mesmo se for pequena, uma ludothèque (espaço onde guarda os jogos de sociedade).

So para mostrar pra vocês o quão isso é levado à sério por aqui, existe literalmente o festival de Cannes de jogos de sociedade, no qual todo ano é escolhido o melhor jogo em diversas categorias (sim, é o equivalente do Oscar, ou melhor do Festival de cinema de Cannes, só que para jogos de sociedade). Olha os vencedores de 2020 das três principais categorias :

And the As d’Or goes to…

Com toda essa cultura de jogos, há varias lojas especializadas 100% em vender jogos de sociedade, e também, onde justamente queria chegar, os chamados bar à jeux.

O conceito é simples : um lugar onde se pode jogar ao mesmo tempo que beber e petiscar.

Existem diversos bar à jeux em Paris , mas vou deixar aqui para vocês a dica do meu favorito :

Loufoque – Bar à jeux

Endereço : 57 Rue Galande, 75005 Paris

Estações de metrô mais próximas : Saint Michel, Cluny la Sorbonne e Maubert – Mutualité

Interior do bar
Fachada

O bar propõe todo um leque de jogos para você escolher e jogar enquanto estiver lá. Durante o jogo é possível pedir bebidas (o cardápio de cervejas tem excelentes opções), comidas (tem hambúrgueres, sanduíche americano em pão de forma, petiscos como batatas fritas, pokes havaianos, entre outras opções).

Além do atendimento normal existem os chamados “animadores”. Por uma taxa de 5 euros por pessoa (sim, é por pessoa e não por mesa), os animadores te aconselharão sobre que jogo escolher, explicarão as regras e estarão lá para tirar as duvidas no decorrer da partida. É possível trocar de jogo quantas vezes quiser, e o bar não te pressiona para ficar consumindo.

Caso não queira pagar a taxa de 5 euros a única diferença é que não haverá um animador à tua disposição. Ou seja, você vai precisar se virar com o livro de regras, mas ainda terá acesso aos jogos do bar sem problemas.

Jogando Azul no Loufoque!

A maioria dos jogos são em francês, mas sempre tem um animador que pode explicar as regras em inglês e muitos jogos não exigem leitura de texto durante a partida (é o caso do Azul, por exemplo).

Gigi realizada com seu pequeno copo de cerveja belga enquanto joga
Nesse dia também jogamos Pandemic, um jogo cooperativo no qual o objetivo é conter pandemias (vibe 2020)

Bom, acho que ja deu pra ter uma ideia do programa !

Fiquem atento para mais posts e até logo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close