A Ponte Nova

 “Pont-Neuf”

A ponte nova (Pont-Neuf) é a ponte mais antiga de Paris. Parece estranho, mas é isso mesmo. Ela foi construída por decisão do Rei Henri III no ano de 1577 e foi inaugurada 30 anos mais tarde, em 1607. 

Eu como boa engenheira civil, sou apaixonada por construções de pontes e essa é uma das minhas preferidas. Com sua estrutura em arcos, construída em alvenaria de pedra e suas belas esculturas decorativas é uma obra prima da Renascença. É imponente, cheia de detalhes, e, sobretudo, romântica, com uma bela vista da cidade de Paris.

Desde a sua construção, ela guarda o nome de “ponte nova”, pois foi campeã de inovação no quesito urbanístico. Até então, em todas as pontes medievais de Paris eram erguidas comércios e moradias em ambos os seus lados. Ela foi a primeira ponte à atravessar o Rio Sena em toda a sua largura, foi a primeira ponte sem nenhuma casa sobre a mesma e foi a primeira a dispor de calçadas e terraços para os pedestres se protegerem da lama e dos cavalos. Enfim, foi a primeira ponte com terraços, de forma à convidar os passantes a se sentarem e apreciarem a bela vista. 

Quer uma boa dica do que fazer em um dia de sol em Paris? Um pique-nique na “Place Dauphine” com bons vinhos e em boa companhia. Aprecie a vista, repare na imponência da Pont-Neuf : você vai se orgulhar de estar em Paris.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close